Sandra Siciliano - Terapeuta Ambiental

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive."
Mahatma Gandhi

Partindo da observação de que a natureza é flexível, os antigos chineses reproduziam seus jardins preocupados em não alterar a topografia do meio ambiente. Recriavam as formas curvas dos rios, a aparente desordem das plantas e as áreas vazias, desenhando, milimétricamente, espaços coloridos para trazer bem-estar.

Traduzindo essas teorias para o Ocidente deste fim de século, alguns exemplos concretizam várias possibilidades. Entre a rua e a porta da casa o caminho deve ser curvo, para evitar que o ch’i ( energia vital que existe em nós e no meio ambiente ) entre abruptamente e perca sua força . Segundo a paisagista especializada em Feng Shui Sandra Siciliano, "no jardim, o vazio é tão importante quanto o cheio, desde que haja equilíbrio na distribuição dos espaços."

As árvores na frente da casa devem ser mais baixas que o telhado; as mais altas ficam atrás. Esse é um dos muitos preceitos. Há outros: as heras podem cobrir muros, mas não obstruir a "pele" da casa – suas paredes externas - ; as trepadeiras ( filodendro ou jibóia ) enroladas nas colunas quadradas suavizam seus ângulos retos. Ao aplicar o BA-GUÁ no jardim, alinhe a área do trabalho com o portão de entrada e escolha as plantas adequadas às casas do BA-GUÁ.

Plantas e elementos das oito áreas

TRABALHO: Flores vermelhas; azaléia traz moderação; jasmim, segurança; brinco-de-princesa, coragem; comigo-ninguém-pode, confiança, e manjericão na entrada, prosperidade.

ESPIRITUALIDADE: Luz e claridade são essenciais no canto, que pode incluir uma iluminária e plantas como hortelã e clematite "clareza mental".

FAMÍLIA E SAÚDE: Bambu traz boa sorte e longevidade; pêra e pinha também limoeiro promove unidade e vitalidade ( algumas gotas no banho afastam pensamentos negativos ); camomila gera paz; eucalipto é a planta da renovação física; e narciso do rejuvenescimento.

PROSPERIDADE: Dinheiro pode ser estimulado com água de fonte, com flores púrpuras, vermelha ou magenta ou com plantas como girassol, nandina, dinheiro-em-penca, dólar, hera da fortuna, trevo, lírio amarelo.

SUCESSO: Definir metas é olhar para o futuro, simbolizado pelo amarelo ou pelo vermelho. Este GUÁ se relaciona ao fogo e ao triângulo. Opte por folhas triangulares de bromélias, violetas, rosas vermelhas, primaveras.

RELACIONAMENTO: Tons róseos estimulam os sentidos de amor e paixão: jasmim, madressilva, rosinha trepadeira, lírio da paz, amor-perfeito, árvore da felicidade, antúrios, cercas vivas de hibiscos.

CRIATIVIDADE E FILHOS: Filhos e criatividade dão idéia de futuro, de eternidade. Pinha, alecrim, eucalípto, manjericão e romã simbolizam crescimento e perseverança.

AMIGOS: Este canto, que pode ser a área da churrasqueira, deve aconchegar os amigos. E conter pureza de sentimentos e pensamentos, representados por flores brancas e árvores medicinais como o eucalipto. Podem-se incluir também guiné, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode e primavera

Pesquisar

Caixa de Música

Assine nosso informativo

Calendário Meio Ambiente

calendario meio ambiente 2015

Itens Relacionados

Ir para o topo