Sandra Siciliano - Terapeuta Ambiental

"Uma árvore não fica de costas para ninguém. Dê a volta em torno dela, e a árvore estará sempre de frente para você..."
Autor Desconhecido

A Samauma é a “Mãe da Floresta”. Para os Ticunas, tribo amazônica, o mundo nasceu dela.O caboclo se comunica pelo som produzido na batida no tronco da Samaúma, pois ela retém água em seu tronco e a vai liberando, na época da seca, mantendo a hidratação das árvores ao redor.

Ela produz paina, utilizada como enchimento de coletes salva-vidas.

O nome científico da Samaúma é Ceiba petandra e em todos os países da América latina ela é sagrada e árvore símbolo, conhecida como El Ceibol. Em Cuba, há uma praça chamada El Templete, onde nasceu Havana, onde existe um Ceibol e um pouco de terra de todos os países latino-americanos.

No jardim botânico do Rio de Janeiro, tem uma Samaúma enorme, onde Tom Jobim buscava inspiração.

O curupira, com seus pés virados para trás é o protetor das matas e vive na Samauma.

Nos cemitérios indígenas da Amazônia sempre há uma Samaúma. Alguns pajés fazem trabalho de cura aos pés da Mãe da Floresta.

É a maior árvore da floresta.

A trilha virtual “Desvendado o Parque Ibirapuera” tem como objetivo apresentar o parque e oferecer uma prévia do que se pode conhecer no local. Está dividida em três subtrilhas: Trilha Aventura Ambiental que mostra um pouco da natureza e atrativos do parque, Trilha dos Lagos que propicia conhecer como se forma os lagos do parque e a Trilha dos monumentos onde os visitantes podem apreciar todas as esculturas e obras de arte do parque.

Concebido pela equipe da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ

Acesse aqui a trilha virtual (formato pdf)

conteúdo extraído do Portal da Prefeitura de São Paulo 

Arvore

arvore sagrada miniAo escolher uma árvore para sua casa, tome alguns cuidados:

Leia mais...

Ipê-RoxoO Ipê Roxo é a árvore mestra dos Xamãs da América do Sul. Quando procuram por uma erva específica, sentam-se embaixo do Ipê Roxo, meditam e logo sabem o que e onde procurar, além de todas as suas propriedades medicinais.

O Ipê Amarelo é a flor símbolo do Brasil, pois floresce por volta de sete de setembro, dia da independência. O Ipê Amarelo também é chamado de “para tudo” por seu múltiplo poder terapêutico. Os índios faziam a cerimônia da primavera aos pés do Ipê Amarelo. 

O Ipê Rosa é a árvore de proteção de nossos índios. 

Pesquisar

Caixa de Música

Assine nosso informativo

Calendário Meio Ambiente

calendario meio ambiente 2015

Itens Relacionados

Ir para o topo